Os gatos, como os demais felinos, são carnívoros. No ambiente selvagem, devoram a presa inteira, incluindo pele, órgãos internos, ossos e ervas que a presa tenha ingerido, conseguindo assim um perfeito equilíbrio nutricional.
A alimentação correcta do seu gato, desde filhote, irá influenciar a saúde dele para toda a vida.
Os gatos que tem livre acesso a comida podem comer de 10 a 20 pequenas refeições diariamente.
Os gatos não podem comer chocolate, porque contém ácido oxálico que impede a absorção de cálcio. Além disso contém teobromina, um alcalóide tóxico para felinos.
Mantenha sempre a higiene dos comedouros e bebedouros. Use os mais pesados para que não virem com facilidade, coloque folhas de jornal por baixo dos pratos, para evitar que deslizem e também facilitar a tarefa de limpeza. Evite o uso de comedouros e bebedouros plásticos. Alguns gatos apresentam uma reacção alérgica ao plástico, chamada Acne Felina.
Os gatos, como as pessoas, possuem gostos diferentes, é comum que alguns não aceitem alimentos que outros gatos adoram. Procure descobrir qual o alimento que seu gato mais aprecia.
Não alimente o seu gato em excesso. Uma boa alimentação é formada por quantidade suficiente de alimentos, com todos os elementos nutricionais necessários ao bom funcionamento do organismo dos gatos.
Os gatos necessitam de boa quantidade de proteínas e gorduras (carnes, peixe, aves, vegetais, soja). Precisam também de hidratos de carbono, sais minerais e vitaminas. Os gatos domésticos precisam de água fresca sempre disponível, principalmente os que se alimentam de ração seca.
Ração em lata
Têm a vantagem do sabor e humidade, mas é mais cara do que a seca, e contribui para a formação de tártaro e mau hálito e estraga-se com facilidade quando deixada no prato. Estes devem ser lavados todos os dias.
Ração Seca
Os gatos alimentados com ração seca necessitam de mais água. E evitam-se assim os problemas da ração em lata.
Leite
Pode dar pequenas quantidades de leite ao seu gato, mas atenção porque muitos gatos têm intolerância à lactose.
Ossos
Não há problemas em dá-los ao seu gato, desde que sejam grandes e não soltem lascas, como os de vaca. Nunca dê ossos de galinha ou de porco ao seu gato (pois soltam lascas).
Carne
A carne não faz mal, mas não deve substituir a ração.
Fígado
O fígado é muito nutritivo, mas deve ser dado apenas ocasionalmente.
Suplementos vitamínicos e minerais
Se o seu gato come ração regularmente, não precisa de suplementos.
Peixe Cru
Alguns peixes crus podem causar deficiência de Tiamina.